Olá Visitante




  Informações da trilha Serrinha - Rebas do Cerrado

SERRINHA


INFORMAÇÕES GERAIS DA TRILHA

Nível de dificuldade: MÉDIA

Percurso total: 28 Km

Ponto de Encontro e Ponto Zero: Em frente à Pamonharia do Lico e ao lado do Girafas, Posto Colorado BR020 (Saída Norte).

Hora do Ponto de Encontro: 8:00 horas Tolerância: 15 minutos

ALTO RISCO DE ACIDENTE ::: MUITO CUIDADO
Entre os Km 17 e 19 existem rampas utilizadas em técnicas de saltos da modalidade downhill. NÃO PASSE NAS RAMPAS se não tiver experiência. Use as passagens laterais ao lado das rampas. O RISCO DE ACIDENTE É ALTO e não vale a pena arriscar.


5


Clique no link Serrinha para baixar o arquivo e saber como é a altimetria do percurso


DURAÇÃO MÉDIA DA TRILHA: de 3 a 4 horas

ITENS DE USO OBRIGATÓRIOS: Capacete, luvas e óculos.

ESTRELA REBA: Essa trilha não é geradora de Estrela Reba.

PREPARAÇÃO DA BIKE: Calibragem dos pneus, regulagem das marchas, lubrificação da corrente, verificação dos freios.

RECOMENDAMOS:
1) Levar água suficiente para todo o trajeto.
2) Procure ter um ótima noite de sono na véspera.
3) É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha.
4) Tenha uma dieta rica em carboidratos no dia anterior ao evento.
5) Leve algum lanche para comer ao longo da trilha.
6) Leve a planilha de navegação, se houver.
7) Leve um kit de ferramentas de bike (bomba de ar, remendos, câmara de ar), rádio comunicador (canal 20.12), celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.


OUTRAS INFORMAÇÕES DO LOCAL E DA TRILHA

A SERRINHA DO PARANOÁ
Localizada no Lago Norte, entre a subida do Colorado (BR020) e a represa do Lago Paranoá, a Serrinha do Paranoá, assim batizada por um célebre morador, o historiador Paulo Bertran, abriga nascentes e córregos que fl­uem para o Lago Paranoá, trilhas ecológicas, uma das melhores vistas da cidade, áreas preservadas de Cerrado e um dos principais cartões postais de Brasília, a Torre de TV Digital. O nome da trilha é uma referência à região onde se desenvolve o traçado.

COMO É A TRILHA

  • Com exceção de alguns singles os demais trechos serão reconhecidos por frequentadores do local por fazerem parte de outras trilhas do Rebas do Cerrado, a Pamonhas, a Bomtempo e a Caliandras. A Serrinha foi criada a partir da junção do melhor de todas essas trilhas quando vislumbramos a ideia de uma trilha maior, com quase 30 km. Ela oferece inclusive a alternativa de um banho refrescante na cachoeira do Córrego do Urubu antes de retornar ao Posto Colorado que pode ser acessado também subindo pelo Taquari.
  • A classificação de dificuldade do percurso foi avaliada como MÉDIA/DIFÍCIL, sendo “Média” por ter 29 km de traçado total e “Difícil” por ter alguns trechos técnicos com descidas que exigem bastante atenção e habilidade.
  • O percurso inicial é praticamente plano alternando entre asfalto e estrada de terra. A partir do km 12 aparecem as primeiras subidas. No km 13,5 acessamos o primeiro de vários singletracks um dos diferenciais da trilha Serrinha. Ao passar próximo à Torre de TV Digital no km 16.5 inicia-se uma sequência de singletracks em descida.

ALTO RISCO DE ACIDENTE ::: MUITO CUIDADO
Entre os Km 17 e 19 existem rampas utilizadas em técnicas de saltos da modalidade downhill. NÃO PASSE NAS RAMPAS se não tiver experiência. Use as passagens laterais ao lado das rampas. O RISCO DE ACIDENTE É ALTO e não vale a pena arriscar.

RECONHECIMENTOS
Trilha mapeada por Márcio Bittencourt entre 2016 e 2019. Em 17/8/2019 participaram do teste do percurso final: Janice Pereira, Kleane Pessoa, Lauro Magalhães e Márcio Bittencourt.


TOPO

Marca registrada Rebas do Cerrado - Nota de rodapé do site

A primeira versão deste site foi desenvolvida por Eliézer Roberto Pereira, o Bob King, um dos fundadores do Rebas do Cerrado, falecido em dezembro de 2004. Uma nova versão foi elaborada por Marcelino Brandão Filho, também fundador e coordenador do grupo por 6 anos e um dos responsáveis pela introdução do jeito Rebas de organizar e conduzir nossos eventos. até seu falecimento em julho de 2013. Em homenagem aos dois fundadores procuramos manter o 'layout' original.

As marcas Rebas®, Rebas do Cerrado® e o logotipo®  do Grupo Rebas do Cerrado são Marcas Registradas® no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI). Todos os Direitos Reservados.