Olá Visitante






  Informações Gerais da trilha Planaltina Histórica - Rebas do Cerrado

PLANALTINA HISTÓRICA

4 2 6
5 3 1

Informações Gerais da Trilha

 

Nível de Dificuldade: MÉDIA/DIFÍCIL - Antiga Média 3

Distância: 33 KM

Ponto de Encontro: Posto Texaco (Shopping Flamingo) BR 020 - Saída Norte

(Ponto de encontro é o local que escolhemos para nos reunir para seguir em comboio de carros para o ponto de início da trilha)

Hora do Ponto de Encontro: 7:00 horas

Tolerância: 15 minutos

Ponto Zero: Praça São Sebastião, Centro, Planaltina/DF

Como chegar no Ponto Zero da trilha

Google Maps       Waze

Duração média da trilha: 3 a 5 horas

Itens Obrigatórios: Capacete e Luvas

Preparação da Bike: Calibragem dos pneus, regulagem das marchas, lubrificação da corrente, verificação dos freios.


Itens Recomendados:

- LEVAR REPELENTE de insetos - Durante o reconhecimento havia uma grande concentração de pernilongos (mosquitos) no Morro da Capelinha. 

- Levar água suficiente para todo o percurso. Sugerimos entre de 2 a 3 litros.

- Procure ter um ótima noite de sono na véspera, faz toda diferença.

- É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha. É muito comum relatos de bikers que passam mal na trilha, reflexo de bebida alcoólica.

- No dia anterior à trilha, procure fazer refeições ricas em carboidratos no almoço e jantar.

- Leve algum lanchinho para comer ao longo da trilha.

- Leve a planilha de navegação.

- Leve kit de ferramentas, bomba de ar, rádio comunicador, celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.

Outras Informações:

Sob o comando do parceio Zé Maria, que há muitos anos apadrinha as nossas trilhas na cidade, resgatamos a trilha Planaltina Histórica, porém com um novo e interessante trajeto.

O novo percurso é classificado como MÉDIO e possui 33 km de extensão. Com terreno bem diversificado e instigantes desafios, os participantes passarão
nos cenários do Morro da Capelinha e na Pedra Fundamental de Brasília, localizadas em áreas rurais com belas paisagens. A trilha conta ainda com algumas subidas fortes, um single técnico no penúltimo trecho e finaliza com um estradão asfaltado.

Para quem não conhece Planaltina é uma boa oportunidade de fazer um rápido roteiro pelos principais pontos históricos. Além dos antigos casarões, outros monumentos da cidade merecem destaque. Foi nos domínios de Planaltina que a Missão Cruls, liderada pelo belga Luiz Cruls, se fixou para estudar a região e demarcar a área onde seria erguida a futura capital do país. Foi lá também que, em 1922, foi colocada a pedra fundamental, que marcou o início da mudança da capital. No centro de Planaltina ainda é possível encontrar casarões do século XVIII em bom estado de preservação. A Igreja de São Sebastião, construída há 200 anos por escravos, que serve de referência para o início da trilha, também faz parte do acervo histórico da cidade. E o Morro da Capelinha, localizado a 4 km do centro histórico, é um espetáculo natural à parte. Lá, todos os anos, centenas de atores encenam a morte e ressurreição de Jesus Cristo no feriado da Semana Santa, festa que já faz parte do calendário oficial da cidade.

Confira fotos da trilha clicando na imagem


TOPO

Marca registrada Rebas do Cerrado - Nota de rodapé do site

A primeira versão deste site foi desenvolvida por Eliézer Roberto Pereira, o Bob King, um dos fundadores do Rebas do Cerrado, falecido em dezembro de 2004. Uma nova versão foi elaborada por Marcelino Brandão Filho, também fundador e coordenador do grupo por 6 anos e um dos responsáveis pela introdução do jeito Rebas de organizar e conduzir nossos eventos. até seu falecimento em julho de 2013. Em homenagem aos dois fundadores procuramos manter o 'layout' original.

As marcas Rebas®, Rebas do Cerrado® e o logotipo®  do Grupo Rebas do Cerrado são Marcas Registradas® no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI). Todos os Direitos Reservados.