Olá Visitante






  Informações Gerais da trilha do Índio - Rebas do Cerrado

ÍNDIO
Versão Rebas 29 Km

4 2 6
5 3 1

Informações Gerais da Trilha

Nível de dificuldade: MÉDIA/DIFÍCIL
Percurso total: 29 KM

Duração média da trilha: 3 a 4 horas

Ponto de Encontro: Posto Texaco (Shopping Flamingo) BR 020 - Saída Norte, sentido Sobradinho/DF.

(Ponto de encontro é o local que escolhemos para nos reunir para seguir em comboio de carros para o ponto de início da trilha)

Hora do Ponto de Encontro: 7:00 horas
Tolerância: 15 minutos

Ponto Zero: VILMA Material de Construções, BR020, Quadra 16 - Setor de Expansão Econômica, Sobradinho/DF.


5

ITENS OBRIGATÓRIOS:
Capacete, luvas e óculos.

RECOMENDAMOS:
1) Levar água suficiente para todo o trajeto.
2) Procure ter um ótima noite de sono na véspera.
3) É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha.
4) Tenha uma dieta rica em carboidratos no dia anterior ao evento.
5) Leve algum lanche para comer ao longo da trilha.
6) Leve a planilha de navegação, se houver.

7) Revise sua bike (freios, pneus, marchas, lubrifique a corrente, ...).
8) Leve um kit de ferramentas de bike (bomba de ar, remendos, câmara de ar), rádio comunicador (canal 20.12), celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.

MAIS INFORMAÇÕES

A trilha do Índio não é bem uma novidade, pelo menos não para a galera das antigas, mas até então é inédita em nosso Calendário. A versão Rebas da trilha do Índio foi planejada para ser uma trilha média e por isso tem menos de 30 km. E como toda trilha nova demanda algumas providências, como por exemplo, os reconhecimentos. Poderíamos até dizer que é uma atividade trabalhosa, cansativa, porém tudo isso é contornado quanto uma turma de amigos resolve te acompanhar, transformando o trabalho em uma grande e divertida brincadeira.

Em 1/5/2018, feriado do Dia do Trabalho, uma turmona de experientes e novatos foi "trabalhar" na trilha do Índio, a fim de validar o caminho escolhido e sentir as dificuldades do terreno. E chegamos a conclusão de que é uma trilha muito boa e bonita mas que exigirá do biker muita atenção e técnica. A classificação de dificuldade foi avaliada como MÉDIA/DIFÍCIL, sendo “Média” por ter 29 km de percurso total e “Difícil” por ter muitos trechos técnicos com descidas perigosas.

SOBRE O PERCURSO

O percurso inicial de 3 km pode ser feito pelo acostamento ou pelos singles da calçada paralela à BR020. Depois de um trecho de 2 km de rua asfaltada percorre-se uma estrada de terra e logo em seguida o primeiro de vários singletracks.

Ao entrar na área do Colégio Agrícola, atual IFB, inicia-se uma sequência de singletracks que, somados, totalizam 15 Km. Todos os singles são "técnicos" exigindo do biker muita atenção, prudência e preparo. O risco de queda nos singles é constante tendo em vista que a maioria são decidas com obstáculos de todos os tipos, desde árvores e raízes até valas, cascalhos, degraus, curvas fechadas e muita areia fofa. Deve ser observada ainda especial atenção nas passagens suspensas das cercas pois não há proteção nas laterais.

A saída da área do IFB acontece pela famosa subida do Professor, seguida de um trecho de estrada de terra, um single e novamente a calçada paralela à BR020, retornando ao Ponto Zero.


TRACKLOG (Download do arquivo do percurso)

Participaram dos reconhecimentos da trilha do Índio:

07/9/2017 - Ricardo Ventura, Ana Paula, Janice Pereira e Márcio Bittencourt

01/5/2018 - Ricardo Ventura, Ana Paula, Edu Borges, Lauro Magalhães, Sérgio Dart, Willian "Matias" Bittencourt, Tatiana Bittencourt, Wellington Bittencourt, Sandra Ribeiro, Miro Mateus, Eduardo Bürgel, Ellen Dayrell, Juliana Bellafiore, André Ricardo, William Cabral, Marcos Laboissièrre e Márcio Bittencourt.


TOPO

Marca registrada Rebas do Cerrado - Nota de rodapé do site

A primeira versão deste site foi desenvolvida por Eliézer Roberto Pereira, o Bob King, um dos fundadores do Rebas do Cerrado, falecido em dezembro de 2004. Uma nova versão foi elaborada por Marcelino Brandão Filho, também fundador e coordenador do grupo por 6 anos e um dos responsáveis pela introdução do jeito Rebas de organizar e conduzir nossos eventos. até seu falecimento em julho de 2013. Em homenagem aos dois fundadores procuramos manter o 'layout' original.

As marcas Rebas®, Rebas do Cerrado® e o logotipo®  do Grupo Rebas do Cerrado são Marcas Registradas® no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI). Todos os Direitos Reservados.