Vejam um ciclista, ele gosta de ajudar as pessoas e de preservar a natureza

Olá Visitante
 


  Informações Gerais da trilha Cagaita - Rebas do Cerrado

CAGAITA
Informações Gerais

 

Nível de Dificuldade: MÉDIA/DÍFICIL - Antiga Média 3

Distância: 38 KM

Ponto de Encontro: 
Estacionamento do Shopping PIER 21, Via L4 Sul, Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 2.

(Ponto de encontro é o local que escolhemos para nos reunir para seguir em comboio de carros para o ponto de início da trilha)

Hora do Ponto de Encontro: 7:00 horas

Tolerância: 15 minutos

Ponto Zero (Início da trilha): 
Padaria Seleta – ALPHA CENTER – Km 4 da DF-140

Duração média da trilha: 2 a 4 horas

Itens Obrigatórios: Capacete e Luvas

Preparação da Bike: Calibragem dos pneus, regulagem das marchas, lubrificação da corrente, verificação dos freios.

Planilha de Navegação Rebas: Imprimir e levar a Planilha de Navegação Rebas. Aos novatos, ao chegarem à trilha, solicitem aos coordenadores do Grupo orientação de como utilizá-la.

Entenda o que é uma Planilha de Navegação Rebas clicando aqui

Itens Recomendados: Câmara de ar reserva, bomba de ar, jogo de ferramentas para bike, rádio comunicador, celular, água potável, algum alimento para consumo durante o pedal, protetor solar,carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.

Estrela Reba: Essa trilha não é geradora de Estrela Reba.

Outras Informações
: A trilha da Cagaita tem esse nome devido à fruta do cerrado abundante que tem na região. O primeiro exploratório feito pelo Arquimedes e depois com Sérgio Dart foi na época de amadurecimento das frutas, o que ocasionou diversas paradas para saboreá-las, assim originando o nome. Há de ter cuidado com o exagero no consumo porque a fruta tem fama de soltar o intestino.

O pedal inicia na padaria SELETA, mesmo ponto zero da trilha Tororó e Tapajós, fica na DF 140 km 4. A trilha inicia atravessando a pista e entrando no estradão em  descida inclinada e perigosa em tobogã, depois do primeiro colchete uma descida mais inclinada ainda com muitas valas e pedras soltas.

Em seguida mais alguns quilômetros de estradão, entra em um single à esquerda com travessia de rio com uns 30cm de profundidade, com a bike nas costas ou empurrando, lugar bom para um primeiro banho. Saindo do single entramos em uma floresta de pinheiros, estradão novamente com subidas e descidas não muito íngremes entrando novamente em um single fantástico beirando a floresta de pinheiros.

No meio da trilha chegamos no Bar chamado pelos ciclistas de “Buteco paradisíaco”, o local é um oásis, tem bebidas geladas e um atendimento muito acolhedor com mesas e guarda sol de palha, laguinho e animais. Ao sair do Buteco um subidão muito inclinado de quase 1km e estradão novamente até o final onde tem uma úlitma subida que é um desafio para a maioria, a mesma subida do final da Tapajós, é curta e inclinada com pedras soltas.

Cerca de 38 km , é uma das trilhas mais bonitas de Brasília.


TOPO

Marca registrada Rebas do Cerrado - Nota de rodapé do site
Webdesigner: Débora Alves

A primeira versão deste site foi construída por Eliézer Roberto Pereira , Bob King, um dos fundadores do Rebas do Cerrado que infelizmente nos deixou em dezembro de 2004.

Posteriormente o nosso amigo Marcelino Brandão Filho, também fundador e coordenador do grupo por 6 anos, desenvolveu com dedicação ímpar uma nova versão. Marcelino faleceu em julho de 2013 e além do site deixou entre outros legados importantes a padronização dos procedimentos de operacionalização e condução dos eventos Rebas.

Mantemos a página principal o mais próximo possível do desenho original em homenagem aos dois fundadores.

As marcas Rebas® e Rebas do Cerrado®, bem como o logotipo® do grupo Rebas do Cerrado são Marcas Registradas® pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), com todos os Direitos Reservados.