Olá Visitante






  Informações Gerais da trilha Cagaita - Rebas do Cerrado

CAGAITA
Informações Gerais

 


 

Nível de Dificuldade: MÉDIA/DÍFICIL - Antiga Média 3

Distância: 38 KM

Ponto de Encontro e Ponto Zero (Início da trilha):
Padaria Seleta - ALPHA CENTER - Km 4 da DF-140 - Setor Habitacional Tororó.

(Ponto de encontro é o local que escolhemos para nos reunir para seguir em comboio de carros para o ponto de início da trilha)

Hora do Ponto de Encontro: 7:30 horas
Tolerância: 15 minutos

Duração média da trilha: 3 a 4 horas

Planilha de Navegação Rebas: Imprimir e levar a Planilha de Navegação Rebas. Aos novatos, ao chegarem à trilha, solicitem aos coordenadores do Grupo orientação de como utilizá-la.

Entenda o que é uma Planilha de Navegação Rebas clicando aqui

RECOMENDAMOS:
1) Levar água suficiente para todo o trajeto.
2) Procure ter um ótima noite de sono na véspera.
3) É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha.
4) Tenha uma dieta rica em carboidratos no dia anterior ao evento.
5) Leve algum lanche para comer ao longo da trilha.
6) Leve a planilha de navegação, se houver.

7) Revise sua bike (freios, pneus, marchas, lubrifique a corrente, ...).
8) Leve um kit de ferramentas de bike (bomba de ar, remendos, câmara de ar), rádio comunicador (canal 20.12), celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.

ITENS OBRIGATÓRIOS:
Capacete, luvas e óculos.


5


Estrela Reba: Essa trilha não é geradora de Estrela Reba.

CURIOSIDADES E OUTRAS INFORMAÇÕES

A trilha da Cagaita tem esse nome devido à fruta do cerrado abundante que tem na região. O primeiro exploratório feito pelo Arquimedes e depois com Sérgio Dart foi na época de amadurecimento das frutas, o que ocasionou diversas paradas para saboreá-las, assim originando o nome. Há de ter cuidado com o exagero no consumo porque a fruta tem fama de soltar o intestino.

O pedal inicia na padaria SELETA, mesmo ponto zero da trilha Tororó e Tapajós, fica na DF 140 km 4. A trilha inicia atravessando a pista e entrando no estradão em  descida inclinada e perigosa em tobogã, depois do primeiro colchete uma descida mais inclinada ainda com muitas valas e pedras soltas.

Em seguida mais alguns quilômetros de estradão, entra em um single à esquerda com travessia de rio com uns 30cm de profundidade, com a bike nas costas ou empurrando, lugar bom para um primeiro banho. Saindo do single entramos em uma floresta de pinheiros, estradão novamente com subidas e descidas não muito íngremes entrando novamente em um single fantástico beirando a floresta de pinheiros.

No meio da trilha chegamos no Bar chamado pelos ciclistas de “Buteco paradisíaco”, o local é um oásis, tem bebidas geladas e um atendimento muito acolhedor com mesas e guarda sol de palha, laguinho e animais. Ao sair do Buteco um subidão muito inclinado de quase 1km e estradão novamente até o final onde tem uma úlitma subida que é um desafio para a maioria, a mesma subida do final da Tapajós, é curta e inclinada com pedras soltas.

Cerca de 38 km , é uma das trilhas mais bonitas de Brasília.



TOPO

Marca registrada Rebas do Cerrado - Nota de rodapé do site
Webdesigner: Débora Alves

A primeira versão deste site foi construída por Eliézer Roberto Pereira , Bob King, um dos fundadores do Rebas do Cerrado que infelizmente nos deixou em dezembro de 2004.

Posteriormente o nosso amigo Marcelino Brandão Filho, também fundador e coordenador do grupo por 6 anos, desenvolveu com dedicação ímpar uma nova versão. Marcelino faleceu em julho de 2013 e além do site deixou entre outros legados importantes a padronização dos procedimentos de operacionalização e condução dos eventos Rebas.

Mantemos a página principal o mais próximo possível do desenho original em homenagem aos dois fundadores.

As marcas Rebas® e Rebas do Cerrado®, bem como o logotipo® do grupo Rebas do Cerrado são Marcas Registradas® pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), com todos os Direitos Reservados.