Vejam um ciclista, ele gosta de ajudar as pessoas e de preservar a natureza

Olá Visitante
 




  Informações Gerais da trilha Salta Fogo - Rebas do Cerrado e Canelas do Planalto

SALTA FOGO
Informações Gerais da Trilha
TOBOGÃ
4 2 6
5 3 1
 

A trilha Salta Fogo foi mapeada pelo grupo Canelas do Planalto com o qual o Rebas do Cerrado realizou parceria para inclusão do percurso no nosso calendário.

Nível de dificuldade: DIFÍCIL
Percurso total: 59 KM

Duração média da trilha: 5 horas

Ponto de Encontro: NÃO HAVERÁ
(Ponto de encontro é o local que escolhemos para nos reunir para seguir em comboio de carros para o ponto de início da trilha)


Ponto Zero: Auto Posto Chaves, Rodovia BR-060, Km 13, sentido Goiânia.

Horário de concentração: 7:30 horas
Horário de início da trilha: 8:00 horas

RECOMENDAMOS:
1) Levar água suficiente para todo o trajeto.
2) Procure ter um ótima noite de sono na véspera.
3) É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha.
4) Tenha uma dieta rica em carboidratos no dia anterior ao evento.
5) Leve algum lanche para comer ao longo da trilha.
6) Leve a planilha de navegação, se houver.

7) Revise sua bike (freios, pneus, marchas, lubrifique a corrente, ...).
8) Leve um kit de ferramentas de bike (bomba de ar, remendos, câmara de ar), rádio comunicador (canal 20.12), celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.

ITENS OBRIGATÓRIOS:
Capacete, luvas e óculos.


5

PONTOS RELEVANTES DO PERCURSO: 

A trilha inicia e termina no Auto Posto Chaves e desenvolve-se na região próxima a Santo Antônio do Descoberto e Cidade Eclética. Percurso mesclado entre estradão, asfalto e single. No terreno encontra-se trechos com cascalho solto e valas.

Desafiadora e com paisagens lindíssimas é o melhor resumo para descrever a trilha Salta Fogo.

A trilha é feita em sentido horário, partindo do Posto Chaves e seguindo pela BR060, sentido Goiânia, por apenas 2,5 km, até entrar em estrada de terra. Desse ponto até chegar em Santo Antônio do Descoberto serão 15 km no mesmo percurso da trilha Tobogã. Chegando na área urbana de S. A. do Descoberto deve-se ter cuidado com o trânsito pois o percurso atravessa toda a cidade pela avenida central, sendo 7 km de asfalto, ou seja, do km 15,5 ao 22.

O próximo ponto a ser destacado é a Cidade Eclética que aparecerá no km 31 do percurso. O mercadinho/bar da foto é um bom ponto de apoio, localizado na metade da trilha, hora de recarregar as energias. Recomendamos experimentar os salgadinhos e o caldo de cana.

A maior parte do trajeto desenvolve-se por estradões de terra. E dentre as descidas que oferecem maior risco, se forem feitas com grande velocidade, está a que se inicia no km 35 e termina na Ponte da Jibóia (VC321) que passa sobre o Rio Descoberto, na divisa GO/DF.

Outro ponto que merece atenção são as subidas. Uma delas, a subida da Jibóia, começa no km 38, logo depois da ponte de mesmo nome, e se estende até o 41 quando chega no asfalto da DF190. Serão apenas 1.500 m de asfalto até entrar a direita na estrada de terra.

No km 45 destaca-se na paisagem uma piscina natural chamada  de “Poção” formada no córrego Salta Fogo. Desse ponto em diante, até o km 51 o terreno é basicamente formado por singles que exigem experiência e técnica, terminando em uma ponte danificada. Muito CUIDADO!

Nunca é demais lembrar que as descidas devem ser feitas com muito cautela pois o risco de queda é grande.

Antes de retornar para o asfalto da BR060 o biker ainda terá que encarar os últimos 3 km de subida. Depois, para finalizar, basta seguir pelo acostamento até o Posto Chaves.

CURIOSIDADE

Está se perguntado de onde vem o nome da trilha? Preste atenção ao córrego que será atravessado no km 45. Diz a lenda que o nome da trilha foi inspirado nele. O Salta Fogo, juntamente com outros córregos e ribeirões da região, faz parte da bacia do Rio Melchior (ou Belchior, como quiser) que é um dos rios que ajuda a formar a Bacia Hidrográfica do Rio Descoberto.


Powered by Wikiloc

TOPO

Marca registrada Rebas do Cerrado - Nota de rodapé do site
Webdesigner: Débora Alves

A primeira versão deste site foi construída por Eliézer Roberto Pereira , Bob King, um dos fundadores do Rebas do Cerrado que infelizmente nos deixou em dezembro de 2004.

Posteriormente o nosso amigo Marcelino Brandão Filho, também fundador e coordenador do grupo por 6 anos, desenvolveu com dedicação ímpar uma nova versão. Marcelino faleceu em julho de 2013 e além do site deixou entre outros legados importantes a padronização dos procedimentos de operacionalização e condução dos eventos Rebas.

Mantemos a página principal o mais próximo possível do desenho original em homenagem aos dois fundadores.

As marcas Rebas® e Rebas do Cerrado®, bem como o logotipo® do grupo Rebas do Cerrado são Marcas Registradas® pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), com todos os Direitos Reservados.